SERVIÇOS NO CENTRO DE TREINAMENTO SINDAMAR

  • 1. Cursos Profissionalizantes
  • 2. Palestras
  • 3. Locação de Espaço
  • 4. Equipamentos:
    •   a) Projetor de Slides;
    •   b) Flip-charts;
    •   c) Recursos de Áudio e Vídeo;
    •   d) Rede Wi-Fi.
  • 5. Monitoria dos Cursos

 

INSTRUÇÕES GERAIS

As informações apresentadas a seguir são um resumo das Normas para o Ensino Profissional Marítimo (NEPM) enfocando tão somente aspectos relacionados com os cursos oferecidos para empregados de Agências e de Empresas de Navegação Operadoras Portuárias, de Órgãos de Gestão de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário, de Sindicatos de Trabalhadores Portuários e das Administrações Portuárias. Estas organizações executam atividades, ditas Correlatas, que dão o nome ao Programa de Ensino Profissional Marítimo Seção Atividades Correlatas – PREPOM – ATIVIDADES CORRELATAS.

I – Ensino para empregados em atividades correlatas

Propósito: Estabelecer e orientar o planejamento e a execução de cursos com o propósito de aperfeiçoar o pessoal que exerce funções técnicas, operacionais e administrativas em terra.

II – Classificação dos Cursos

Os cursos do EPM para Atividades Correlatas são classificados com a designação especial.

Especial – Esses cursos visam a preparar o pessoal para atividades que exijam qualificações especiais não conferidas por cursos de outras modalidades.

III – Regime Escolar

Os cursos terão uma carga horária diária, máxima de 7 (sete) horas, quando realizadas no período diurno e de 4 (quatro) horas no período noturno, sendo de 50 (cinqüenta) minutos cada tempo de aula e devendo ser observado um intervalo de 10 (dez) minutos entre as aulas.

A escolha do horário será ditada pela melhor forma de atendimento do público local e pela busca da economia de recursos.

IV – Programação dos Cursos

A sistemática vigente não impede que qualquer beneficiário do EPM entre em contato direto com a FEMAR para resolver problemas, tirar dúvidas sobre os Cursos do PREPOM – ATIVIDADES CORRELATAS.

O número mínimo de alunos por turma não poderá ser inferior a 50% do número de vagas estabelecido no PREPOM, a menos que autorizado pela DPC.

Por ser um documento de caráter dinâmico, a DPC manterá uma versão atualizada da programação disponível na INTRANET e na INTERNET, nos endereços:
www.dpc.mar.mil.br e www.mar.mil.br/~dpc/dpc.htm, respectivamente.

V – Facilidade oferecida ao aluno

Os alunos receberão o material didático (apostilas, livros ou manuais e folhas de informação) do curso.

VI– Siglas dos cursos

A sigla utilizada para simplificar a menção ao nome de um curso tem a seguinte formação:

1º) SIGLA propriamente dita tirada do nome do curso com a utilização de um mínimo de letras possível.

Ex.: CONTEINER – CONT

AGENCIAMENTO MARÍTIMO – AGEMAR

ESPANHOL BÁSICO MÓDULO 1 – ESPBAS MOD 1

2º) Após a SIGLA, separado desta por um traço, o número indica o número da turma, quando tiver mais de uma turma programada no local.

Ex.: CONT – 1 (primeira turma do Curso de Container).